Natal, o que vamos comemorar este ano?



















Natal, o que vamos comemorar neste ano?

Suponho que as inúmeras tragédias que há tempos
vêm assolando o Mundo e a nossa gente.

Sim, é verdade, mais um ano está chegando ao fim,
e com ele as esperanças de que realmente a felicidade existe.

Onde está a felicidade, se passamos o ano inteiro chorando
sob as indiferenças governamentais?

Senhores afortunados, reúnam as suas famílias e amigos,
façam os seus banquetes!

Enfeitem suas casas e ruas com luzes multicoloridas,
montem suas árvores de Natal e coloquem sob elas
todos os presentes que o seu dinheiro puder comprar e comemorem!

Comemorem os gritos desesperados da fauna e da flora
ecoando no silêncio do seu descaso!

A morte dos que se foram precocemente,
abatidos pela violência crescente de um mundo desgovernado.

Não se esqueçam de comemorar o prato vazio
daqueles que foram e que ainda serão abatidos pela fome.

Daqueles que neste Natal, mais uma vez, dormirão cobertos
pela miséria e amanhecerão famintos e
descrentes de um Mundo que deveria ter coração!

Comemorem as tristezas de milhares de crianças
que dormirão à espera de um Papai Noel inventado que não virá!

Comemorem os seus descasos,
os abandonos e a cegueira de todos aqueles que não querem ver
o sofrimento que paira sobre a humanidade.

Comemorem o final dos tempos sob
as lágrimas de Cristo...

Levantem suas taças e façam um brinde aos governantes!
Eles sim têm motivos de sobra para comemorarem.
Estão felizes e confiantes com as suas formas de governar...

Este ano, não montarei a minha árvore de Natal.
Não farei banquete algum.

Dormirei no horário habitual e rezarei muito,
como faço todas as noites do ano.

Sim, porque não tenho o que festejar, o que brindar...

Perdoe-me senhor!
Mas estou triste e em luto!
Me recolherei no silêncio da minha dor e,
no calor da Sua luz, falarei-lhe das minhas tristezas,
direi que há muito estou desacreditada, mas

não do Vosso amor e sim dos meus irmãos de carne!
Sei que me entenderá,
porque como eu,
sei que sofres igualmente as dores dos nossos irmãos...

Marta Rodriguez

Publicado no Recanto das Letras em 10/12/2008
Código do texto: T1328354

Nenhum comentário: