Paisagem Urbana













Paisagem Urbana
(Marta Rodriguez)


Basta um olhar atento, num pequeno segundo do seu tempo, para compreender que em outros tempos, a visão que tínhamos do nosso meio de convívio era bem diferente. Era ricamente colorido, espaçoso e arborizado, vistoso e gostoso de contemplar.

Cada macaco tinha o seu próprio galho, cada passarinho o seu próprio ninho, cada casa a sua soleira, cada quintal a sua roseira...

Era uma visão de fácil interpretação, onde, entre casa sim, casa não, o marrom terra era realçado por um verde folha espetacular, onde cada um de nós tínhamos espaço o suficiente para construir o nosso lar. Nossas crianças tinham espaços livres para brincar, hoje, privadas de liberdade, são passarinhos engaiolados, que pecado!

No quê, está se transformando as grandes cidades?
Penso que está se transformando numa concentração de grandes amontoados de quadriculados em aço e concreto de cor cinza, denominados como sendo prédios de pequenos apartamentos, onde o que nos restará será aprender a conviver com o cada vez mais, o (apertamento), num verdadeiro agrupamento de animais empoleirados.

Quanto sofrimento!

Vejo um futuro de desconforto e aprisionamento, onde o descontentamento passará, dia-a-dia, a nos acompanhar, porque a liberdade do viver bem e confortavelmente em lares verticais, terá ficado na vastidão das memórias de um tempo passado.

Pare e olhe por alguns segundos ao seu redor, pense no que vê e me diga se a visão do que vê, não é uma visão aterrorizante, desanimadora e abstrata!

(imagem "Inclinações" extraída de: olhares.com - autor(a): sanny)

Um comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral (Machado-MG/Brasil) sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais. De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar a sua arte”.